FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso – Colégio Santo Inácio

Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso – Colégio Santo Inácio
foto Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso – Colégio Santo Inácio

Ficha técnica

Colégio Santo Inácio

Rio de Janeiro – Brasil

Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso

Alunos do Ensino Médio

Experiência de Formação Religiosa

Reconhecer que "como seguidores de Cristo hoje, atingimos também pessoas diferentes de nós em cultura e religião, conscientes de que o diálogo com elas também é parte essencial do nosso serviço da missão de Cristo" (CG 34, dec. 2. Apud. CG 35, dec. 2.).

Esse diálogo ajuda a vencer preconceitos, romper barreiras e reconhecer o que há de único e irrevogável em cada tradição religiosa.

Possibilitar aos nossos alunos condições para que contribuam para um mundo mais humano, justo, solidário e cheio de fé, impedindo uma cultura de preconceitos e de intolerâncias religiosas.

Pretende-se, a partir da experiência do encontro com Deus, no diálogo inter-religioso, estabelecer uma ética capaz de reconhecer a riqueza da pluralidade religiosa.

Descripción

Descripción de la Experiencia

Acá te dejamos esta experiencia en español: http://bit.ly/1foC3qS

Nas aulas de Ensino Religioso, é desenvolvido, a partir da experiência de encontro com Deus no Cristianismo, um trabalho de reconhecimento do pluralismo religioso.

No 2º ano do EM, os alunos, ao estudarem sobre o Judaísmo e o Islã, têm o próprio religioso dessas tradições falando sobre sua experiência de fé e cultura. Participam ainda, de uma mesa inter-religiosa com a presença de diversas tradições religiosas.
O Colégio Santo Inácio, juntamente com um Colégio Liessin, um colégio Judeu, desenvolveu um projeto que se chama "Vizinhos de Portas Abertas". Esse projeto tem como objetivo, possibilitar aos alunos uma experiência de convívio, partilha de fé e de compromisso social.

¿Por qué esta Experiencia es Significativa?

É significativa para os alunos, pois, é uma oportunidade para uma comunicação recíproca, em atitude de respeito e amizade, despertando o desejo de viver com intimidade uma relação com Deus, aprendendo com o que o outro é capaz de dar.

Para o Colégio, pois "as novas fronteiras nos acenam para as abraçarmos. Por isso, mergulhamos mais profundamente no diálogo com as religiões, que nos pode mostrar que o Espírito Santo está em ação em todo este mundo que Deus ama"(CG 35. Dec. 2).

Resultados

No contato com outras tradições religiosas, possibilitamos aos nossos alunos colaborarem, juntamente com outros jovens de outra religião, para um mundo mais justo e solidário. "Somos enriquecidos por pessoas que partilham a nossa fé, mas também por pessoas de outras tradições religiosas, mulheres e homens de boa vontade, de todas as nações e culturas, com quem trabalhamos em busca de um mundo mais justo" (CG 35. Dec. 6).

Do projeto "Vizinhos de Portas Abertas”, surgiu, do Colégio Liessin, no segundo semestre de 2012, um convite ao Colégio Santo Inácio para que um aluno do colégio, com todas as despesas pagas, participasse da Marcha da Vida 2013, um programa internacional de visita à Polônia e Israel. Esse convite é o primeiro realizado por um colégio judeu a um colégio confessional católico.

Estamos empenhados, juntamente com os judeus, muçulmanos e a Arquidiocese do Rio de Janeiro na organização de um encontro inter-religioso que ocorrerá durante a Jornada Mundial da Juventude 2013. Esse encontro é fruto das reflexões e iniciativas da JIRJ (Juventude Inter-Religiosa do Rio de Janeiro), do qual fazemos parte.
foto Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso – Colégio Santo Ináciofoto Encontrar Deus no diálogo Inter-religioso – Colégio Santo Inácio