FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

ECOLOGÍA: João y Bárbara – “Educação Sustentável a favor do meio ambiente”

Publicado el Viernes 26 de Agosto, 2016

0b199b8782755ab5e16548efa59b9bd3-bpfullJoão Manoel e Bárbara Borges – Colégio Diocesano, Brasil

Educação Sustentável a favor do meio ambiente

A construção de escolas sustentáveis como a de Jaureguiberry, é um projeto que pode e deve se disseminar por toda a América Latina, mas não apenas no que se refere a sua estrutura, mas nos ideais que são ensinados as crianças que estudam nelas.

Se o ser humano age de modo a prejudicar o meio ambiente, isso acontece porque ele cresceu aprendendo a agir dessa maneira. Logo, a disseminação de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, são coisas que precisam ser aprendidas na escola e aplicadas na nossa casa comum de modo a serem, com o tempo, assimilados como hábitos.

O conhecimento relacionado ao cuidado com o desperdício de água e energia, ao lixo produzido em casa, na escola ou no trabalho, e a sua possível reciclagem, são questões que se aprendidas a serem cuidadas rotineiramente no ambiente escolar, deverão ser tratadas com cada vez mais importância nos âmbitos sociais.

É com esse intuito que o Colégio Diocesano tem como tema geral para sua feira de ciências (DIOFEIRAC), esse ano, a campanha Dió Sustentável. O objetivo da feira é estimular os alunos a criar projetos que demonstrem ações que podem ser aplicadas no dia-a-dia, na nossa casa comum que garantam um futuro limpo e responsável.

Apesar de a proposta educativa ser efetiva, ela é algo que, mesmo com o incentivo certo, deve funcionar a médio ou longo prazo. Nesse meio tempo, nós precisamos assegurar pra que todas as ações que já conhecemos sejam postas em prática. São elas: reutilizar objetos, economizar a água e energia que consumimos, plantas árvores na nossa casa, escola e nos parques e pressionar o Estado para que esse contribua com políticas públicas como: coleta seletiva e reciclagem.

Por: João Manoel e Bárbara Borges.

Desde Educate Magis

< VOLVER