FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

EDUCACIÓN DE CALIDAD: João Rodrigues – “Como Melhorar a Educação no Brasil?”

Publicado el Martes 24 de Mayo, 2016

2Q==-1Bárbara Borges e João Manoel Rodrigues – Colégio Diocesano, Brasil

Como Melhorar a Educação no Brasil?

Para melhora o sistema educacional do Brasil, deve haver mais investimento na educação e nos professores. E não só investir dinheiro, mas  estimular a educação, os professores, os alunos a estudar, e também suas famílias a colocar os jovens na escola e acompanharem os seus estudos. No caso da educação pública, necessita-se de mais acompanhamento e suporte aos alunos no sentido de acompanhar o desenvolvimento deles e as dificuldades enfrentadas por eles tanto em casa quanto na escola. Deve haver uma reforma referente a formação e a valorização dos professores, pois atualmente é uma profissão pouco atrativa e mal remunerada, e os que decidem segui-la acabam não tendo uma boa formação profissional que os torne capazes de estimular os alunos.

Poderiam haver mudanças referentes também à participação das escolas como reforço da educação que os estudantes recebem em casa. Temas como drogas, álcool, violência, preconceito, ética e direitos deveriam ser trabalhados em sala de aula de modo a promover uma educação moral nos alunos, formando cidadãos conscientes e preocupados com os problemas evidenciados na nossa sociedade.

Para derrubar a barreia do preconceito e das desigualdades existentes entre escolas públicas e privadas, poderiam ser criados mecanismos de interação entre alunos dos dois espaços, para que haja a sensibilização  entre alunos com uma melhor qualidade de vida (no caso os estudantes de escola privada)  e os mais humildes (pública), e futuramente, conhecendo as diferentes realidades uns dos outros, lutem pela igualdade social.

Como estudantes inacianos, podemos e devemos usar nossos conhecimentos para promover a conscientização entre nossos colegas, famílias e demais indivíduos da sociedade, de modo a estimular nossa comunidade a ser compassiva, consciente, comprometida e competente (como ensina a pedagogia inaciana), em prol da educação e desenvolvimento do Brasil.

Desde Educate Magis

< VOLVER