FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

“A escola católica do século XXI”

Publicado el martes 26 de enero, 2016

headerA Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), em conjunto com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizaram a versão 24 do Congresso Interamericano de Educação Católica na cidade de São Paulo, o último 13 ao 15 janeiro.

Na abertura da conferência, desenvolvido em torno ao pensamento da educação do Papa Francisco, com a presença de Monsenhor João Justino, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e do Walter Guillen, sacerdote salesiano da Arquidiocese de Tegucigalpa (Honduras).

1

O tema do Congresso foi também abordada através de quatro alto-falantes que prestaram contribuições importantes sob o contexto da escola católica do século XXI na América (Ir. Carlos Gómez Restrepo, Reitor da Universidade de La Salle de Bogotá, Colômbia), as mudanças e melhorias que devem ser gerados (Irmã Monserrat del Pozo, superiora geral das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré), o novo papel a ser assumido pelas disciplinas escolares católicas no continente (Ir. Juan Antonio Ojeda, Diretor Acadêmico do Instituto Internacional de Educação Católica – OIEC), e como deve ser a proposta educativa evangelizadora da escola católica da América (P. Vitor Mendes, ex-secretário do Departamento de Cultura e Educação do CELAM).

Algumas experiências significativas de educação católica na América também foram expostas, bem como várias ferramentas para incentivar o trabalho em equipe, um painel coordenado pelo secretário do Departamento de Cultura e Educação do CELAM, P. Oscar Lozano, SDB. Um debate sobre a família ea escola, que foi coordenado pela ANEC também foi desenvolvido.

2

– Foto em destaque –

A nossa Federação também esteve presente através do P. José Leonardo Rincón, SJ, Ex-Presidente da FLACSI, que foi orador em um painel em nome da FLACSI durante o Congresso eo P. Mário Sundermann, SJ, Delegado de Educação  da Rede de Educação Jesuíta do Brasil foi na assembléia depois do Congresso, quem afirma que este tipo de encontro fortalece o apostolado educativo da Igreja Católica como um todo. Para ele, “o encontro com profissionais da educação de outras congregações e centros educativos permite mergulhar em diferentes espaços e formas de aprendizagem, visualizar saídas criativas para os desafios que permeiam a educação hoje e ainda é um espaço propício para troca de experiências. O evento aproximou educadores”.

Como a conferência, as palavras do Papa Francisco, que enviou a sua mensagem através de um vídeo. Durante o seu discurso, o Papa agradeceu aos professores de “tudo o que fazem”, particularmente num contexto em que “pacto educacional está quebrado”, e salientou a necessidade de educar para a cultura da reunião, especificando que é no “tempo que a educação ensina as pessoas a encontrar e realizar o trabalho de plantio.”

Conhece as conclusões do Congresso, aqui. 

Nós convidamos você a ver o vídeo com as palavras do Papa, abaixo:

Fontes: Noticelam e Oficina de Prensa ASAV