FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Brasil – Colégio Medianeira: Jogos Escolares 2015

Publicado el Miércoles 28 de Octubre, 2015

headerAs crianças de Ensino Fundamental do Colégio Medianeira celebraram o desfile de abertura da Semana de Jogos da Educação Infantil.

Magis. Em tudo, fazer o melhor que puder” foi o tema dos jogos, onde mais de 1.300 mini-atletas desfilaram com camisetas coloridas e muita alegria. O tema é uma alusão a um dos conceitos fundantes da tradição educativa jesuíta e da missão do Medianeira.

Além dos jogos, a semana envolve gestos concretos de solidariedade. Um é a arrecadação de sabonetes e pasta de dente para instituições carentes da região metropolitana. Outro é a campanha pró refugiados. Em Curitiba, a Pastoral do Migrante, desenvolve ações com refugiados haitianos e sírios. Necessita de agasalhos e mantimentos. Sob este ponto de vista, a semana de Jogos representa uma oportunidade vivencial da solidariedade.

– Foto em destaque –

“Na unidade trabalhamos muito com a pergunta: como posso ser uma pessoa melhor? Através dos jogos, temas como cooperação, ouvir o outro, ser solidário, assumir as dificuldades e diversidades aparecem fortemente. Na semana de jogos há uma convivência nova entre alunos, entre alunos e professores e entre professores. São situações diferentes das ordinárias e que nem sempre uma escola fomenta”, comenta o professor de educação física e um dos organizadores da Semana, professor Cezar Czarny.

Para o diretor acadêmico, a semana de jogos traz outros elementos centrais. “Nestes quatro dias de jogos, os espaços do colégio configuram-se como uma grande sala de aula: campos, bosques, quadras, passarelas, pátios, prédios diversos… Eles são compreendidos como componentes que educam, que formam, que geram aprendizagens. Ocupar estes espaços de forma pedagógica, aguçando a sensibilidade dos diferentes sentidos, torna-se fundamental para que nossos educandos experienciem uma aprendizagem integral que tematiza a vida, a interação, as trocas entre e com as ciências, o convívio humano e fraterno entre educandos e educadores, além de gerar um sentimento de pertença, cuidado e responsabilização para com o Colégio em seu todo”.

Fonte:  Comunicações Colégio Medianeira / Fotos de Paulinha Kozlowski