FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Colômbia – Colégios San José y San Francisco Javier: “A Paz se constrói com fatos”

Publicado el miércoles 16 de septiembre, 2015

headerOs colégios colombianos San José de Barranquilla e o San Francisco Javier de Pasto realizaram, em suas respectivas instituições, a celebração da Semana pela Paz.

No Colegio San José os estudantes membros dos grupos apostólicos, especificamente o grupo de Serviço Jesuíta aos Refugiados – SJR, foram responsáveis ​​por fazer o lançamento da semana. SJR é um grupo internacional humanitária que presta assistência e abrigo para vítimas do deslocamento forçado.

Durante a semana foram realizados em cada sala de aula, diferentes leituras que levam os alunos a refletir sobre que tipo de relações está tomando a si mesmo e as pessoas ao seu redor, isto a fim de que todos possam interiorizar e mantenha reconhecido como sua paz interior e trazer a paz aos outros.

IMG-20150911-WA0037

– Foto em destaque –

Além disso, os estudantes pertencentes ao grupo SJR sensibilizaram a seus pares  e professores sobre a paz, o perdão ea reconciliação através do vídeo “para não esquecer” e memória fotográfica, uma pequena galeria de fotos que mostram diferentes actividades do SJR a nível da rede dos colégios da Companhia de Jesus.

No Colégio San Francisco Javier, também participaram da semana para a paz através de várias atividades. No ensino médio, o grupo de teatro apoiado por outros javerianos e dirigidos pela Pastoral, representava o que eles chamaram  “Jogos macabros”, no qual os colombianos inocentes foram as vítimas. “Na guerra, todo mundo perde. O que move você a paz?” Foi a reflexão do dia.

Na sede do primário e entre os cursos sexto e sétimo viveram uma jornada que levou todos os alunos a se comprometer com atitudes de paz. Estes compromissos foram inscritos nos conselhos escolares, através corações, pombas e cartas escritas sobre a contribuição que cada um do seu ser um estudante, filho e amigo, pode fazer para contribuir para a paz.

Fonte: Mariela Alvear, Coordenadora de Pastoral de E.M do Colégio San José e Comunicações Colégio San Francisco Javier