FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Curso Taller Internacional Arrupe 2015 – “Amor e serviço para outros”

Publicado el Miércoles 24 de Junio, 2015

headerEntre 23 de maio e 06 de junho de 2015, ele teve lugar o Curso Taller Internacional IV (CTI Arrupe), que foi realizada no Finca San José de la Esperanza, na Colômbia. Mais de 90 estudantes e acompanhantes de sete países (Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, Paraguai, Peru e Colômbia) de 22 colégios da FLACSI estavam presentes nesta experiência.

PUBLICIDAD arrupe 4 (1)O CTI Arrupe IV foi realizado em três etapas. Os primeiros sete dias foram destinados à formação e partilha de experiências que permitiram que os formandos se aproximar do auto-conhecimento, a relação com o seu ambiente, seu país e da América Latina, do mundo e sua ecologia, ea realidade social em que se desenvolvem como seres humano. Estes primeiros dias estavam se preparando para a segunda etapa do curso, que foi realizado durante cinco dias, em que os formandos tiveram uma experiência de imersão em um contexto social, humilde e simples, conhecendo uma parte da realidade do país, trabalhando com diferentes populações e ter uma experiência comum entre diferentes grupos de missão.

Foto-formal-equipo-asesores

Equipe de Asesores – Foto em destaque –

Finalmente, eles voltaram para a Finca San José de la Esperanza, onde os dias 05 e 06 de junho levo se a cabo a síntese e encerramento do CTI.

“Nós valorizamos muito o apoio ea participação das diferentes colégios e obras da Companhia de Jesus no Curso-Taller Internacional Arrupe IV. Espero que este projeto é a capacidade de continuar a crescer e fortalecer redes entre as diferentes obras da Companhia em América Latina e do Caribe, bem como permitir uma mais ampla e intercâmbio das diferentes práticas de formação realizados no jesuíta faculdades reflexão. Por fim, o convite para continuar a trabalhar em equipe para criar espaços onde os alunos podem continuar formando como líderes inacianos no amor, auto-conhecimento, serviço aos outros e sua espiritualidade, de modo que a sua escolha de vida é construir o reino de Deus.” Assim concluem da organização da experiência.

CHILE: REUNIÃO DE CENTROS DE ESTUDANTES 2015 – “PARA A INCLUSÃO”

Publicado el Jueves 11 de junio, 2015

headerCom mais de 100 participantes, de diferentes partes do Chile, foi realizada a Reunião de Centros de Estudantes 2015. De Antofagasta até Puerto Montt 18 centros estudantis, todos pertencentes àRede Educacional Inaciana (REI), reuniu-se de 27 a 29 de maio para tratar de questões de inclusão, participação e integração.

O objetivo desta atividade, que acontece todos os anos, é incutir nos alunos o senso crítico em relação às questões sociais. Belém Storace, coordenadora dos Estudantes da Associação Chilena de colégios inacianos, disse: “O que buscamos com esta iniciativa é imergir os alunos em uma experiência de amor, onde eles são capazes de ver o outro como um igual, incorporando nessa relação toda diferenças que possam existir entre eles. Falamos sobre a inclusão não só como uma escolha assunto, mas sim um olhar que integra toda a vida das pessoas”.

2

O início do dia foi dada por Daniela Eroles, Diretora de Fe e Alegria Chile, que através de conceito Africano “Ubuntu” (Eu sou porque nós todos somos) convidados a “entender que a força é multiplicada se agirmos juntos.” Enquanto isso, Danilo Frias, Secretário Executivo da Educação Jesuítas no Chile, ressaltou a importância da envolvente e se preocupar com situações injustas “não é o suficiente para que nós não gostamos, mas sentimos a necessidade de fazer alguma coisa”, disse ele.

A fim de compartilhar experiências e refletir sobre práticas de chave, inclusão cultural e comunidade social, estudantes visitaram os líderes locais e instituições que trabalham em torno dele. Communal União de Mulheres de Padre Hurtado, Parêntese Community Foundation Mapu Mapuche Rayen e casa Koinomadelfia crianças estavam entre eles.

DSC02041

Inclusão em todas as suas dimensões é visto como um horizonte para o qual devemos olhar. Em relação a este Andrea Perez, estudante do Colegio La Misión, disse: “Fiquei impressionado com a diversidade, de repente, eu olhei em volta e vi pessoas de todos os estratos sociais. Era poderosa para entender que estávamos todos juntos, falando do mesmo, sendo talvez tão diferente”. Cristian Castro, aluno da Escola San Francisco, acrescentou: “Esta reunião permitiu-me a dissipar alguns preconceitos. Eu acho que sou diferente e meu mente mais aberta”.

Presença da FLACSI na Reunião 

Nosso Presidente, o Pe. Hugo Alexis Moreno, SJ, falou a os participantes, mediante uma carta que foi lida no início por Lina Marcela Talero, responsável da rede de homólogos de pastoral e formação da FLACSI, onde destacou a importância destas experiências em rede para gerar colaboração e valor ao pertenecer a uma grande rede continental.

Com este saúdo, entregou para cada participante uma pulseira com frases de pedagogia inaciana, com um convite que “nos dias que dura esta atividade tenha en mente que nós sómos instrumentos para os demais”.

Os  colégios participantes

colegios

Nós convidamos você a ver algumas fotos da experiência:

Fonte: Equipo Organizador CTI Arrupe 2015