FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Encontro de Reitores FLACSI 2015: “Competências Diretivas Inacianas ao Serviço do Apostolado Educativo”

Publicado el martes 15 de septiembre, 2015

headerDo 7 a 11 de setembro Reitores e Delegados de Educação dos 18 países da América Latina e do Caribe que fazem parte da nossa federação foram parte do V ° Encontro de Homólogos organizado pela FLACSI realizada no Colégio Mayor de San Bartolomé da cidade de Bogotá, Colômbia.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Padre Provincial da Colômbia, Pe. Carlos Eduardo Correa, SJ, que presidiu a Missa inaugural.

“Competências Diretivas Inacianas ao Serviço do Apostolado Educativo” foi o tema central do Encontro em que os reitores compartilharam e refletiu sobre os processos de gestão dos colégios jesuítas na América Latina no contexto atual.

Entre as questões proeminentes na conversa e reflexão por parte dos Reitores, destacam-se os compromissos e desafios em habilidades de liderança, de fortalecimento do Sistema da Qualidade na Gestão Escolar da FLACSI e a formação de professores e administradores através da Inacianidade. Entre as propostas do trabalho destacam-se a formação de um grupo de análise sócio-político com os alunos, a colaboração com o Projecto Pan-Amazónico, participação na plataforma Educate Magis, fortalecimento das redes locais para a articulação á FLACSI e fortalecimento das Redes de Homólogos incluindo Reitores.

IMG_5686

– Foto em destaque –

Entre os participantes também destacou a presença do Primeiro Presidente da FLACSI e atual Secretário da Comissão de Educação da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), o Pe. José Leonardo Rincón, SJ; o Delegado de Educação da Conferência de Provinciais para a América Latina – CPAL,  o Pe. Luis Ugalde, SJ e o Responsável do Projeto de Pan-Amazónico, Pe. Alfredo Ferro SJ; da Cúria Geral em Roma, o Secretário de Educação Pré-secundária e Secundária, o Pe. José Alberto Mesa, SJ; da Pontificia Universidad Javeriana de Cali, Colômbia, seu Vice-reitor, o Pe. Luis Fernando Granados, SJ; do Departamento de Políticas de Educação e Escola de Desenvolvimento da Universidade Alberto Hurtado do Chile, o seu directora Sra. Marcela Román; dos Estados Unidos foram os representantes de Jesuit Schools Netwwork – JSN, F.Bill Muller, SJ e Mr. Bill Hobbs; da Federação Internacional de Fe e Alegria participou da Assembléia Geral de Delegados de Educação da FLACSI, o Pe. Ignacio Suñol, SJ e da Associação de Universidades Jesuítas da América Latina – AUSJAL, que também participou da Assembléia de Delegados, representando a seu Presidente,  o Sr. Felipe Crudele.

Após do Encontro, o sábado 12, a XVIIº Assembléia Geral FLACSI foi realizada com os Delegados de Educação das províncias da FLACSI, convidados de outras redes e membros da equipe FLACSI.

Se você quer descobrir e baixar as apresentações do Encontro, clique aqui

Olhe algumas fotos deste grande evento:

 

Veja todas as fotos, aqui