FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Equador – Unidade Educativa San Luis Gonzaga: “Exposição de Qualidade”

Publicado el miércoles 8 de julio, 2015

headerEm novembro de 2012, a Unidade Educativa San Luis Gonzaga de Quito, Equador, a Educação decidiu tomar o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SCGE) como modelo de gestão da qualidade. Este ano nós completamos o processo e têm realizado uma campanha para informar toda a comunidade escolar os avanços e desafios sob o tema “Todos fazemos a qualidade”.

Desde o Gonzaga diz de que “depois de mais de dois anos de trabalho na melhoria era apenas comunicar mais plenamente toda a comunidade educativa sobre o andamento do SCGE da FLACSI implementaram em nossa instituição.”

2

“Para este fim, em 19 de junho, apenas dois dias antes da festa da nossa padroeira, São Luís Gonzaga, a Unidade de Educação através do Desenvolvimento Institucional SCGE- -em encarregado de implementar a Exposição de Qualidade com o objectivo de divulgar os progressos alcançados nas quatro áreas de ação do sistema: Ensinando currículo, organização, estrutura e recursos, clima escolar e familiar e comunitária.

Estudantes de vários anos de primário e secundário, vários pais, educadores inacianos e alunos participaram visitando os estandes equipados para o efeito e, por sua vez apreciamos as apresentações dos clubes de cinema, música, coro, estudiantina, Tae Kwon Do e dança preparadas várias questões especiais.

IMG_0171BR

– Foto em destaque –

Com o slogan “todos fazemos a qualidade”, a exposição, que durou cerca de quatro horas, convidou a todos a aderir a esta nova cultura de melhoria contínua que quer se estabelecer em nossa instituição.

Nas próximas semanas a nossa facilitador externo -do Colégio San Francisco Javier de Colômbia- e nosso profissional de apoio -da Universidad Alberto Hurtado do Chile- enviou o relatório de auto-avaliação irá quantificar essa melhora e propomos novas prioridades para o trabalho durante o período de 2015 -2017.

SCGE: o acadêmicos e a comunidade

Os equipes de auto-avaliação do currículo e pedagogia para a família e nível da comunidade mudanças exposta a instituição alcançado após a fase de melhoria, que começou em 2013.

1

Melhorias curriculares pedagógica âmbito focada no fim de um processo maior de planejamento curricular, a sistematização de visitas corteses e avaliação e incorporação das TIC professor no processo de ensino-aprendizagem.

Para atingir esse planejamento curricular foi desenvolvido MAFI (mapa para a formação integral de aprendizagem) que define a aprendizagem para cada subnível educacional e uma série de medições sobre os alunos para assegurar a sua realização.

Quanto às visitas corteses e avaliação de professores de 360 ​​graus, que permitirá rever periodicamente as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, reforçar as suas deficiências, compartilhar aqueles que são reconhecidos como boa, melhor formação dos professores e tomar decisões rápidas em função para alcançar os resultados de aprendizagem dos alunos.

A família escopo e comunidade, no entanto, está relacionada com a efetiva participação das famílias no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos e da dinâmica que mantém a Unidade educacional com a comunidade (bairro onde se situa, paróquia, outro escolas, o REI-E ea província equatoriana da Companhia de Jesus).

3

“Enquanto um progresso significativo é reconhecido em ambas as áreas, diz Francisco Robalino, -Diretor de Desenvolvimento Institucional UE Gonzaga- , ainda há muito a trabalhar para essa mudança é mais evidente em sala de aula através de áreas acadêmicas Aluno Aconselhamento e Coordenação das Famílias, que terá que passar por uma transformação em sua operação para encontrar a excelência que procuramos. “

SCGE: a organização e ambiente escolar

Entre as explicações, bom ambiente e participação em iniciativas estudantis extracurriculares, os membros da equipe das áreas de auto-organização, estrutura e recursos e do clima escolar explicou toda a unidade educacional Eu trabalhei em projetos de melhoria de sua SCGE.

Em relação à primeira, organização, estrutura e recursos, as iniciativas levadas a cabo consistiu de uma sistematização completa de dinâmica escolar começando com a elaboração do Plano Estratégico 2013-2018 (oito objetivos estratégicos), design e implementação de programas institucionais (formação , um suporte abrangente, a atenção à diversidade dos alunos, a formação espiritual, crianças e grupos de jovens, a formação em ação social, projeto de vida do estudante de construção, valoriza a educação, o apoio da família, comunicação, atividades extracurriculares, ensino e manutenção) apoio e avaliação através de indicadores institucionais.

Isto, juntamente com o desenho de processos de gestão humana e da criação do Desenvolvimento Institucional tem ajudado a fortalecer a gestão dentro da escola.

Quanto ao clima da escola, enquanto Gonzaga não fazer um projeto de melhoria nesse sentido, fez uma série de medições e melhorado documentação que suporta. Isto permitiu-lhe para localizar algumas pequenas fraquezas que devem ser trabalhadas no próximo ano lectivo.

Fonte: Comunicações Unidade Educativa San Luis Gonzaga