FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

FLACSI: Acadêmicos, Pastorais e Administradores caminhando juntos em Rede

Publicado el martes 22 de diciembre, 2015

headerAs Redes de homólogos da FLACSI ter concluído a última rodada de suas reuniões virtuais e concluindo assim um 2015 que deixa um saldo positivo em termos de trabalho feito e desafios interessantes emergem para 2016.

Acadêmicos caminham em direção ao intercâmbio

Logo-RedAcademicosO trabalho começou este ano, com vista à permanente dinamização da Rede de Diretores Acadêmicos, para desenvolver a agenda temática estabelecida no ano anterior, no Encontro em Quito, apresentou numerosos avanços.

Nesse sentido, a construção da identidade do grupo em torno da gestão acadêmica; a consolidação de espaços permanentes de diálogo e intercâmbio; e a estruturação de uma agenda de trabalho a partir de categorias pedagógicas de análise e reflexão, são as temáticas a destacar. No caso do ensino de uma segunda língua; experiências de educação inclusiva; pesquisa educacional; formação de professores; avaliação da aprendizagem; e aplicação da pedagogia inaciana.

Em 2016, a dinâmica do trabalho permanente deve ser canalizada para o progresso em duas áreas específicas: o desenvolvimento de critérios para realizar uma rota de intercâmbio entre alunos e professores em nossa região e em outros lugares; e promover o intercâmbio de experiências relacionadas com práticas que promovam uma educação inclusiva e de qualidade nas nossas escolas e nossas salas de aulas.

3

Bom ano na perspectiva de trabalho colaborativo e horizonte comum para os Pastorais

Logo-RedPastoralA Rede Responsável pela Pastoral empreendeu um caminho de consolidação como já havia se proposto o Encontro presencial no Rio 2013. As reuniões virtuais bi-mensais e mensais foi a chave para a participação e construção coletiva.

Esta proposta prática como uma ação comum, permitiu a participação aberta de cada um dos membros das quatro ‘zonas FLACSI’; Embora o trabalho virtual em geral foi disposta para construir o documento “Desafios e fins da pastoral educativa nos colégios da Companhia de Jesus na América Latina”; também reforçou o relacionamento e encontro entre diretores  de pastoral e o conhecimento de como proceder nas pastorais locais.

Para o próximo ano, vai seguir as reuniões virtuais para orientar o trabalho da rede, e ser completada por um projecto comum; também será um espaço para a socialização de experiências significativas e discussão de temas importantes para o trabalho pastoral inaciana na América Latina.

2

Em 2016 vai ser realizado o Encontro presencial de Homólogos FLACSI do setor Pastoral, que, como o Encontro de Rio, é proposto com um espaço de discussão de temas relevantes da pastoral inaciana no continente e o compartilhar de experiências significativas. Embora as reuniões anteriores já tem um caminho definido, a novidade da rede é dado pelas pessoas que hoje fazem parte dela.

“Ainda há um longo caminho a percorrer, temas que tratar para a discussão e experiências por compartilhar, o que é esperado no próximo ano é a de seguir no caminho que já foram empreendidos e que alcançou muito bons e excelentes resultados.”

Administradores profundam a experiência da identidade inaciana

Logo-RedAdminFecha-se o primeiro ano de operação da Red de Administradores. Logo que foi constituída em julho deste ano, um total de 8 reuniões virtuais levaron se a cabo que permitiram abordar os principais objectivos do plano de trabalho.

Em cada uma das reuniões, o trabalho incidiu sobre uma proposta de diálogo e de indução que nos permite conhecer e avançar no desafio central para esta e todas as redes de homólogos; o “aprofundamento da experiência de identidade inaciana nas comunidades educativas.”

1

Para o 2016 será feita 2 ciclos de reuniões que procuram abordar os objectivos específicos da rede, e também definir como objetivo a apresentação de um documento de construção comum.

Finalmente, um agradecimento especial aos coordenadores de cada rede durante 2015 e todos aqueles que tornaram possível o crescimento deste espaço de partilha e de trabalho colaborativo. Sua colaboração será essencial para enfrentar os desafios que 2016 nos traz.