FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

FLACSI: Conto “Viajem a Filoxenia”

Publicado el Martes 27 de Octubre, 2015

headerDe FLACSI tem sido o desenvolvimento de materiais de ensino destinados a divulgar a Campanha pela Hospitalidade, da Rede Jesuíta a Migrantes, nos colégios de nossa Federação.

“La idea cuando se trabajó el cuento desde la anterior Secretaría fue la de poner a disposición de nuestros colegios, una herramienta práctica de sensibilización sobre el fenómeno de la migración”, comenta Juan Felipe Carrillo, actual Secretario Ejecutivo de nuestra Federación.

Para este fim, desenvolvemos o conto “Viajem a Filoxenia”, que consiste de material visual e escrita, bem como um guia que apresentação do conto nos colégios.

A palavra “hospitalidade” tem suas raízes etimológicas na palavra grega ‘Filoxenia’ que literalmente significa “amar ao estranho”, que é exatamente o oposto da xenofobia.

O conto apresenta o viagem de dois irmãos, um menino e uma menina, para a ilha “Filoxenia” produto da emergência que os impede de continuar a viver na sua ilha natal. Em sua viagem atravessam pela ilha “Xenofobia”, onde eles não são bem-vindos e onde eles conhecem o medo ao desconhecido, que depois entendem que muitas vezes as atitudes de não hospedar estrangeiros surgem do medo de conhecer pessoas que são diferentes em aspectos externos, o que é muitas vezes usado para fazer um julgamento sobre o interior.

1

“A idéia quando trabalhamos no conto desde a anterior Secretaria Executiva era tornar disponível para nossas escolas, uma ferramenta prática para a sensibilização sobre o fenómeno da migração”, diz Juan Felipe Carrillo, atual Secretário Executivo de nossa Federação.

Com a disponibilização deste material nos colégios visa sensibilizar as comunidade educativa sobre a situação de milhões de migrantes forçados no mundo e na região da América Latina e à reflexão da responsabilidade que todos temos como comunidades receptoras, de proporcionar bem-vinda e contribuir para a integração das pessoas que sofreram os efeitos da violência direta e/ou estrutural.

“Filoxenia oferece uma série de ilustrações em formato digital, para o quem dirige a atividade pode ser projetada pelos meios audiovisuais, em simultâneo com a leitura do conto, além em formato pronto para impressão. O conto é escrita em linguagem simple e plena atividade não leva mais de uma hora”, explica Felipe.

“Convidamos todos os colégios a realizar a atividade y que nós compartilhar suas impressões, reflexões, fotografias ou qualquer tipo de feedback. Esta é uma enorme contribuição para a Campanha e é especialmente relevante na véspera do Dia dos Migrantes, que comemoramos o 18 de dezembro”, conclui.

A versão em Português está disponível graças à colaboração do Colégio Diocesano e do Centro Zanmi – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil.

Ficha técnica

  • Editorial: FLACSI
  • Ano: 2015
  • Páginas: 25 p.
  • Idioma: Espanhol e Português
  • Autor (es): Rafael Galaz
  • Outras especificações: Contém uma ficha pedagógica para os professores e professoras; as ilustrações em versão PDF e uma apresentação do PowerPoint com imagens.

bot_31