FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

FLACSI: Visita de Intercâmbio com a Jesuit Schools Network

Publicado el viernes 27 de noviembre, 2015

headerA nossa Federação participou do “Teach-in for Justice”, espaço de formação em liderança, promovido pela Rede de Solidariedade Inaciana (no inglês, ISN), realizada em Washington, DC, Estados Unidos, e da Conferência Anual de Diretores Acadêmicos dos Colégios da Rede de Escolas jesuítas de Estados Unidos e Canadá (JSN), em Chicago. A visita foi realizada pelo Secretário Executivo da FLACSI, realizada do 6 ao 13 de novembro, por convite da JSN.

Em primeira instância, ele participou do “Teach-in for Justice”, espaço que nasceu para comemorar a memória dos mártires jesuítas de El Salvador e para defender políticas que promovam a justiça social no continente. O Colégio Ibero de Tijuana, no México, participou deste espaço por segundo ano.

– Foto em destaque –

Reuniram-se 1.600 estudantes dos colégios de América do Norte durante três dias em que o tema subjacente foi a construção de pontes –discussão de todas as apresentações, palestras, celebrações e atos– . Deste espaço, é importante destacar, a ampla participação, o dinamismo das atividades e sua metodologia que permitiu manter a atenção e participação permanente dos 1.600 alunos e, por sua vez, os espaços de oração revestiram o espaços de uma forte identidade inaciana.

1

O segundo momento da visita teve como objetivo participar na Conferência de Homólogos de Diretores Acadêmicos (Principals) de todos os Colégios dos Estados Unidos e Canada que fazem parte da JSN. Para esta edição, o encontro reuniu 70 participantes, entre membros da equipe JSN, Assistentes Provinciais de Educação (PASE) e Diretores Acadêmicos dos Colégios.

A conferência, que teve como estrutura a reunião com os novos diretores acadêmicos onde é explicado brevemente o trabalho que está sendo realizado pela JSN e algumas experiências dos homólogos com mais experiência sobre os desafios, realizações e dificuldades experimentados; reuniões plenárias e trabalho em grupo que teve como tema central a educação inclusiva; visitas à Escola Cristo Rei e o Colégio Santo inácio na cidade; e sessão de perguntas e respostas rápidas sobre temas de interesse geral para os membros da Rede.

2

A participação nesta reunião, deixou vários aspectos a considerar em termos de gestão do tempo, o pragmatismo nas atividades, a combinação de visitas com espaços de trabalho; e o abordagem de promover o intercâmbio de experiências e reflexões  entre os participantes em todos os momentos. Este espaço também foi uma oportunidade para que desde FLACSI, foram respondidas algumas perguntas sobre o trabalho que está em andamento na América Latina, dirigida principalmente ao intercâmbio de estudantes.

Finalmente, essas experiências do trabalho colaborativo são muito positivas e permitem o progresso na expansão do horizonte de trabalhar em conjunto, para construir pontes de colaboração entre as duas regiões para promover tais atividades.