FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Inacianos pelo Haiti: 6 Províncias já estão comprometidas com a nova fase.

Publicado el Miércoles 5 de Noviembre, 2014

headerBrasil, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e Centroamérica têm impulsado em suas redes a promoção da renovação do compromisso para permanecer mobilizados na campanha nos próximos 2 anos. Apenas um mês depois de anunciar em Quito a continuação da campanha durante 2015 e 2016, nas Províncias a recepção desta notícia tem sido tão positiva, que hoje são 17 os Colégios que tem expressado sua decisão de continuar nesta missão a partir do próximo ano.

Durante a semana posterior ao Encontro em Quito, os reitores dos colégios que fazem parte da Asociação de Colégios Jesuitas de Centroamérica, acordaram sua participação na segunda etapa da campanha.

Na Província do Perú, a Coordenadora da campanha, Jimena Castro, incentivou aos diretores, administradores e professores através de uma dinâmica palestra, na qual ela contou porque “UMA POM POU MY PROFE”, é o slogan de inspiração nesta segunda fase.

Em Santiago de Chile o 24 de Outubro, a propósito da reunião que convocou a Reitores, Diretores Acadêmicos e de Pastoral, Jimena transmitiu a importância de continuar apoiando o trabalho de Foi et Joie Haiti, que atualmente atende mais de 3.500 crianças no Haiti.

2

Encontro homologos Província do Chile

“Estamos avanzando de acordo a nosso calendário. Debemos seguir conversando e envolvendo a todos os colégios e redes antes do final do ano, para iniciar as atividades da campanha no 2015. Têm sido muito jornadas muito proveitosas, onde começam já a surgir idéias para nos aproximar à realidade das 14 escolas no Haiti. Estou muito satisfeita com o logrado neste curto tempo, e maravilhada com o entusiasmo que percibo nos colégios por esta experiência de solidariedade.”, destaca Jimena Castro, a Coordenadora da Campanha.

Na cidade de Teresina, no Brasil, durante o Encontro de Diretivos realizada no mês passado (Setembro), o Delegado de Educação, Mario P. Sundermann, SJ, anunciou a notícia, além de promover que os colégios envolvam sua participação na campanha como uma actividade de toda a rede.

Foto em destaque

ç

No Encontro de Retores da Província da Colômbia, realizado também em Setembro, a campanha foi um dos itens da agenda, que promete que “Inacianos pelo Haiti” estará incluído no Calendário Escolares a partir do 2015.

A campanha também conta com o apoio da Associação de Colégios de Venezuela, que durante uma reunião com as Equipes Diretivas realizada no início deste mês (Outubro), colocaram a “Inacianos pelo Haiti 2015-2016”, como um tema de conversa.

No hemisfério norte e desde a Jesuit Secondary Education Association – JSEA, também têm estado atentos à campanha e estão se preparando para apresentar a sua continuação em uma Conferência de Diretores no próximo mês (Novembro).

Com certeza tem sido muitos mais os espaços janelas de difusão, como também as pessoas que têm transmitido a continuação da campanha. Um exemplo disso foi a jornada de socialização de “Inacianos pelo Haiti 2015-2016” com o corpo docente da Unidade Educativa Particular Javier (Guayaquil, Equador).

1

Pe. Fabricio Alaña, SJ. Reitor e Susana Nuñez, Coordenadora Academica da U.E. Javier, apresentando Inacianos pelo Haiti à sua comunidade educativa.

Ainda há tempo

A campanha será desenvolvida a partir de 2015, portanto, durante os restantes meses do ano, Jimena Castro continua se coordenando com cada um dos colégios e redes para se aderir à campanha.