FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Inacianos pelo Haiti: Testemunho de Estudiantes comprometidos no segundo periodo 2015-2016

Publicado el jueves 22 de enero, 2015

headerUm dos colegios que reafirmou o seu compromisso com Inacianos pelo Haiti depois de conhecer a notícia deste segundo periodo 2015-2016 no final do ano pasado, é o Colegio São Gabriel (Quito, Equador).

Desde então vem se preparando para retomar esta missão: desde Pastoral, um conjunto de formou o grupo que liderará a campanha no colégio, que incentivaram à comunidade educativa para participar desta segunda etapa, transmitindo a importância de apoiar aos professores Fe e Alegria Haiti, o foco atual da campanha. Até o momento, eles já fizeram atividades artísticas e recreativas envolvendo a mais estudantes nesta missão.

Testemunho dos estudantes

4

James, Iván, David e Pablo, que fazem parte deste grupo de cerca de 15 alunos, dão o seu testemunho do que vivem a traves de Inacianos pelo Haiti, e sobre sua motivação para continuar sendo parte: (o vídeo completo do testemunho deles pode se ver clicando aqui).

“Estou em Inacianos pelo Haiti para conscientizar a outros (…) porque juntos podemos fazer muito”.

“Estou em Inacianos pelo Haiti para explorar de distintas formas minhas habilidades (…) e poder chegar ao máximo em serviço”.

“Estou em Inacianos pelo Haiti, porque eu gosto como eles podem sentir que não estão sozinhos numa dificuldade (…) A gente pode ajudar aos outros e assim mudar o mundo, como disse o Pai Pedro Arrupe, que não queria deixar o mundo como ele achou o mundo, queria deixar sua pegada, e assim, conseguir que as pessoas sejam mais humanas”.

“Em Inacianos pelo Haiti mais do que dar, a gente recebe. Recebemos formação, experiências, momentos, a experiência de Deus a traves de todas as atividades que nós podemos entregar”.

1

Valor formativo da campanha.

Numa recente conversa do P. Jorge Cela, SJ, Presidente da CPAL (Conferência de Provinciais Jesuítas na América Latina), com Jimena Castro, Coordenadora de Inacianos pelo Haiti 2015-2016, ele destaca precisamente os valores formativos e educativos inerentes na campanha, o que é evidenciado nestes testemunhos.

11

“…entre todos nós formemos uma irmandade”

Finalmente, este grupo de estudantes fazem um chamado a que toda a rede de colégios jesuítas participe da campanha durante 2015 e 2016, de modo que “entre todos nós formemos uma irmandade que transcende tantas barreiras como continentes, tantas barreiras como os nossos corações”.

O continente comprometido com Haiti.

Assim como eles, milhares de inacianas e inacianos tem manifestado o seu compromisso vivo desde diferentes cantos da América: desde o extremo sul do continente no Colégio São Francisco Javier de Puerto Montt (Chile), até o Colégio Ibero Tijuana (Tijuana, México), no extremo norte. Hoje são 60 colégios inacianos que já estão se preparando para retomar as atividades de campanha e, assim, continuar contribuindo na melhora da educação de crianças no Haiti.

2

Fonte:Coordenação Campanha Inacianos pelo Haiti