FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

IxH: Mesa Técnica Fé e Alegria Haiti

Publicado el Viernes 19 de Junio, 2015

headerDo 25 ao 27 de Maio, em Porto Príncipe (Haiti) se reuniram representantes de varias obras jesuítas e organizações leigas comprometidas com o fortalecimento institucional de Foi et Joie (Fé e Alegria) Haiti, para contribuir na melhoria da educação de milhares de crianças naquele país.

Convocada por Marcos Recolons, SJ, atual Diretor Nacional da instituição, estiveram presentes a Conferência de Provinciais da América Latina – CPAL, a FLACSI e Inacianos pelo Haiti, a Federação Internacional de Fe e Alegria, Entreculturas (da Espanha), a Jesuit Schools Network – JSN (rede que integra os colégios da Companhia de Jesus da América do Norte), a Província do Canadá francês e Haiti, América Solidária, a equipe do Escritório Nacional de Foi et Joie, e diretores de algumas das escolas dessa rede desde várias regiões do país.

2

Durante esses 3 dias, os participantes conversaram sobre os avanços do trabalho desenvolvido para fortalecer a rede educacional Foi et Joie Haiti, através dos esforços conjuntos da equipe do Escritório Nacional, a contribuição de profissionais financiados através de Inacianos pelo Haiti, e o apoio contínuo de as organizações e obras amigas.

Em jornadas de trabalho conjunto, se conversou sobre as fortalezas, desafios e oportunidades da instituição, aspectos que influenciam e definem os acordos e decisões dos passos a tomar daqui aos próximos anos. A formação pedagógica, bem como a segurança e a estabilidade dos salários dos professores como necessidades prementes, foram objeto de diálogo e razão para reafirmar o compromisso de cada uma das organizações presentes.

IMG_0474

Foto em destaque.

Jimena Castro, Coordenadora de Inacianos pelo Haiti, transmitiu aos participantes o compromisso vivo dos colégios na América, o protagonismo dos estudantes que já desenvolveram várias atividades de mobilização, e o presente que está em cada uma das comunidades educativas, a intenção de retribuir a coragem dos professores no Haiti para permanecer comprometido com a educação.

Como parte da agenda, os participantes também visitaram algumas das escolas, compartilhando com professores e diretores, e também como as crianças, para as quais a escola é um espaço de desenvolvimento, se não o único, considerando o contexto desfavorável do país.

3

No contexto da Mesa Técnica, Inacianos pelo Haiti não só representa uma contribuição concreta a través dos fundos levantados pelos diferentes colégios envolvidos, mas caracteriza-se como uma iniciativa referente nas Américas e para a Companhia de Jesus, como um programa pedagógico que integra toda uma região para uma única missão, consolidando um corpo apostólico no continente sensível e solidário com um território.

Fonte: Comunicaciones Ignacianos por Haití

6Mesa Técnica 11748