FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Quem somos

Publicado el Martes 7 de Octubre, 2014

A Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus – FLACSI, é um organismo de caráter internacional sem fins lucrativos, dependente da Conferência de Provinciais da Companhia de Jesus da América Latina (CPAL). Foi formalmente constituída no 2001, mas precederam 24 anos de preparação.

Por conseguinte, é:

  • Um organismo integrador.
  • Procura o fortalecimento das associações e colégios.
  • Procura gerar políticas, estratégias e ações comuns.
  • Encaminhada á transformação educacional e social de nossos países.

Junto com AUSJAL, a Associação de Universidades Jesuítas da América Latina, que reúne 28 centros de ensino superior, e a Federação Internacional de Fé e Alegria, que aglutina mais de 1200 centros de educação popular, formamos o Setor Educativo da Companhia de Jesus na América Latina.

FLACSI está composta por 90 instituições educativas, jesuítas e inacianas, de educação infantil/inicial, ensino fundamental/primária e ensino médio/secundária. Todas estão agrupadas em 13 Províncias da Companhia de Jesus, que correspondem a 19 países. Também estão adscritos dois Centros Pedagógicos de reflexão e formação educativa inaciana: CERPE em Caracas e Pedro Arrupe no Rio de Janeiro.

Os quase 460 anos de experiência jesuíta, reforçam a proposta educativa de FLACSI, cuja marca de qualidade e excelência distingue suas instituições membros como as melhores em cada país. Uma marca fundamentada na pedagogia inaciana, inspirada nos escritos do Fundador da Companhia de Jesus, refletidos e sistematizados ao longo destes quatro séculos.

Na fidelidade a essa tradição e pedagogia, nossas instituições oferecem formação integral da pessoa, respeitosa da sua liberdade responsável, autonomia e busca autêntica do sentido da vida, que a chama a ser feliz servindo aos outros, especialmente aos mais pobres de nossas sociedades.

Numerosos líderes mundiais em campos tão diversos como o eclesiástico, político, científico, artístico-cultural, com resultados evidentes graduados de nossas instituições confirmam o nosso constante trabalho evangelizador.