FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Sistema de Qualidade: Avanços da implementação na Centro-America

Publicado el Viernes 24 de Abril, 2015

headerA Diretora do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SCGE) visitou a província de Centro-America para conhecer seus processos de implementação e apoio no Liceo Javier de Guatemala, Instituto Loyola e Colégio Centro América, ambos de Nicarágua.

Visita da Diretora do Sistema de Qualidade no Liceo Javier, Guatemala.

A Diretora do Sistema, Paula Noemi, visitou o Liceo Javier de Guatemala para conhecer a implementação do currículo por competência e para ver o avanço do projeto de acompanhamento a os alunos que emerge como projeto de melhoria após a autoavaliação. O Liceo Javier, localizado na Cidade da Guatemala participou na etapa de pilotagem do Sistema em 2013.

Nesta visita, Paula também realizou uma reunião com o equipe diretivo do Instituto Loyola de Nicaragua para entrar no Sistema de Qualidade em 2016.

(null)-copia2

Foto em destaque

 

Segunda Jornada Colégio Centro América.

Colegio Centro América de Nicarágua,, iniciou a implementação em 2014. Entre julho e dezembro realizou o processo de autoavaliação utilizando a guia com os 79 indicadores. Como um passo para a segunda etapa melhora o Sistema inclui uma segunda jornada comunitária, que foi realizado o passado 7 de março, com a presença de professores, pessoal administrativo, pessoal de manutenção, pais, alguns alunos e a participação como profissional de apoio de Paula Noemi e o facilitador Rolando Herrera (El Salvador).

cuerpo

Rolando Herrera (Colégio Externado de San José, El Salvador), Bertha Conto (Colégio Centro América, Nicarágua e Paula Noemi, Profissional de Apoio e Diretora Sistema de Qualidade)

A agenda incluiu uma visão geral dos desenvolvimentos no processo de autoavaliação e apresentação dos objetivos estabelecidos pela Comissão Focus. Também foram apresentados os resultados e as áreas de melhoria. Mas, o mais importante, um espaço foi reservado para que os presentes reflexionaram sobre os resultados e as áreas de melhoria; expressaram seus sentimentos, compartilhar suas idéias e enriquecer com suas processo de melhoria que começam.

Diplomas também foram concedidos a pessoas que faziam parte da comissão de autoavaliação e apresentados ao seram parte das comissões de melhoria. Os dias 9 e 10 de março, a jornada de treinamento foi realizado com membros das comissões de melhoria. Eles estão actualmente desenhando os projetos e/ou ações de melhoria que compõem o plano de melhoria do Colégio Centro América

É importante destacar que Rolando Herrera e Nedelka Rosas foram certificados como facilitadores do SCGE depois de fazer prática no Colégio Centro América.

Fonte: Equipe Sistema de Qualidade na Gestão Escolar