FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Uruguai – Pachacuti 2015: “Colocar o nosso mundo as avessas para o serviço dos outros”

Publicado el Miércoles 22 de Julio, 2015

headerTomada de jesuitasaru.org

“A palavra Pachacuti significa ““mundo as avessas“, isto é exatamente o que pretendemos fazer. Deixamos a rotina de nossas vidas, nossos confortos, amigos e famílias para transformar o mundo colocando a serviço dos outros.

O pachacuti reúne cerca de 400 jovens de Uruguai, Argentina e Chile. É uma semana durante o inverno, quando vamos para diferentes partes do interior do Uruguai (25 este ano) para viver uma experiência e reunião de serviço. As atividades são realizadas em Cooperativas de Habitação (satisfaçam os turnos de cooperarios), escolas e capelas.

O acampamento é organizado pelo “Movimento Castores” do Colégio Seminario (Uruguai), que se baseia em três pilares: fé, serviço e grupo. O Pachacuti é uma experiência para aprofundar e viver intensamente estes três pilares.

11713797_411068872418504_4353531241640411659_o

– Foto em destaque –

“Pessoalmente, acho que uma experiência muito enriquecedora, que nos ajuda a crescer como pessoas, para ser misericordioso e deixar-se comovido com as realidades com as quais compartilhamos o trabalho ea vida diária do acampamento. Eu acho que é muito importante na fase de crescimento e formação em que vivemos e para defender estes valores, não só Pachacuti, mas transmite os castores de sábado a sábado.

Voltando para recordar e reviver a semana, noto que eu levo isso muito mais do que eu dei. Não só para o crescimento pessoal que compartilhou acima, mas para identificar as emoções experimentadas durante a semana, as liturgias, as horas de trabalho ou os momentos mais simples como eles podem ser um almoço ou uma enterrada; Sinto uma profunda alegria. A alegria que a plena e não pode ter a sua origem somente em Deus.

Eu sinceramente acredito que o Pachacuti é uma experiência inesquecível, de crescimento e encontro profundo com Deus, com os outros e consigo mesmo “- Pilar Bianco – Movimento Castores.

Presença da FLACSI em Pachacuti 2015 

Nosso Presidente, o Pe. Hugo Alexis Moreno, SJ, falou a os participantes, mediante uma carta que foi lida no início onde destacou se a importância destas experiências em rede para gerar colaboração e valor ao pertenecer a uma grande rede continental.

cuerpo

Com este saúdo, entregou para cada participante uma pulseira com frases de pedagogia inaciana, com um convite que “nos dias que dura esta atividade tenha en mente que nós sómos instrumentos para os demais”. 

Olha algumas fotos desta experiência: