FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

POBREZA: Bárbara Borges – “Pobreza no Brasil”

Publicado el jueves 6 de octubre, 2016

15baa66ca63f5581d3061104260ed5cf-bpfull

Bárbara Borges y João Manoel – Colégio Diocesano, Brasil

Pobreza no Brasil

O Brasil é um país considerado emergente mas mesmo assim possui um histórico muito grande de desigualdades sociais, reflexo dos 3 séculos de colonização pelo qual passamos. Isso pode ser percebido que ocupamos a posição 75 do ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), atrás de países latino-americanos como a Argentina (40°), o Chile (42°), Uruguai (52°), Cuba (67°) e a Venezuela (71°). Isso considerando que somos a sétima maior economia do mundo.

De 2004 a 2013, os índices de pobreza no país caíram de 20% para 9% da população e de 7% para 4% no caso da pobreza extrema, inclusive ocupa a 13° posição no ranking dos países que mais investem no combate a pobreza, é o que informa a Assembleia das Nações Unidas. E segundo o Banco Mundial, o Brasil vem servindo de modelo pra outros países.

Mesmo com esses dados indicando a redução dos índices de pobreza, a quantidade de pessoas marginalizadas na sociedade continua muito grande, e os principais aspectos da pobreza, como acesso a saúde e educação de qualidade, continuam constantemente presentes no meio rural e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para melhorar essa situação é necessário que haja um aumento nos investimentos nas áreas básicas como: saúde, educação, profissionalização e na oferta de empregos, que são setores que vem recebendo tímidos avanços nos últimos anos.

Escrito por: Bárbara Borges e João Manoel.

Desde Educate Magis

< VOLVER