Sistema de Qualidade em nova fase
O Colégio Loyola está em nova fase do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). A escola concluiu a etapa de autoavaliação, em que se buscou, a partir do diálogo da comunidade escolar, conhecer e atribuir valor a processos e práticas institucionais. Agora a instituição caminha em direção à elaboração de um plano de melhorias.
Os resultados do trabalho das comissões de autoavaliação foram apresentados à comunidade escolar no dia 20 de outubro, durante a 2ª Jornada Comunitária do SQGE. De acordo com o Informe Final produzido pelas facilitadoras Juliana Heleno e Isabel Tremarin e pelo profissional de apoio da FLACSI, Gustavo Cuadra, “percebeu-se, por parte das equipes, um excelente nível crítico-reflexivo e muita abertura às problematizações trazidas pela equipe externa”.
Para Tereza Sebastião Nogueira, mãe de três estudantes do Loyola:
Qual sua opinião sobre a experiência do Colégio Loyola com o Sistema de Qualidade?
O Programa de Sistema de Qualidade proposto tem a vantagem de ser desenhado pensando numa instituição de ensino e, especificamente, uma instituição de ensino jesuíta. Este caráter direcionado à Instituição confere um maior potencial de acurácia no diagnóstico dos problemas, bem como de resolução ou melhora dos mesmos.
– É uma proposta ampla e nova para o colégio e, portanto, ainda há pouco traquejo no seu manejo e, no início, houve um certo receio de não se conseguir o objetivo proposto na primeira fase. Mas tudo foi conduzido com muito cuidado, e vejo o caminhar do processo bastante satisfatório e uma promessa de melhores horizontes a vir.
Como avalia a reunião de devolução dos resultados da autoavaliação?
O sábado de apresentação do Sistema de Qualidade foi mais esclarecedor e mais proveitoso. Faltou explicitar o sistema de rubricas propostas e os indicadores de cada âmbito. Mas, certamente, para tudo acontecer minuciosamente, o prazo de uma manhã era insuficiente.
Como se sentiu, como família, de poder participar desse processo?
É sempre gratificante sentir o colégio valorizar a parceria família/escola na educação de nossos filhos. Uma oportunidade ímpar de conhecermos e nos aprofundarmos nas propostas e ações do colégio, de ouvir e sermos ouvidos e de fortalecer o apoio e a cumplicidade mútuos em prol da trajetória das crianças e jovens no colégio. É também oportunidade ímpar de crescimento pessoal em assuntos tão diversos de nosso cotidiano profissional, mas tão próximo de nosso cotidiano pessoal e familiar.
Agradeço mais uma vez a parceria e oportunidade de expressão e me coloco à disposição para o que mais se fizer necessário.
Ricardo Lúcio Pereira da Silva, pai de estudante do colégio, avaliou:
Qual sua opinião sobre a experiência do Colégio Loyola com o Sistema de Qualidade
Extremamente positiva. Sabermos da disposição e disponibilidade da Instituição de envolver colaboradores e pais para qualquer melhoria é muito gratificante. Considero importantíssimas a forma como foi abordado o assunto e a parceria proposta aos colaboradores.
Como avalia a reunião de devolução dos resultados da autoavaliação?
Foi nos mesmos moldes da primeira reunião. Houve participação e interesse muito bons dos colaboradores. Pude perceber que estão todos empenhados nesta melhoria de qualidade.
Como se sentiu, como família, de poder participar desse processo?
Foi um prazer ser convidado e poder participar. Mas percebi que a visão dos colaboradores é bem “de dentro” da instituição. Insisti para que fossem também incluídos assuntos relativos às famílias. Insisti para que se tente uma forma de aproximar mais as famílias do Colégio. Mas foi tudo muito bom. Fiquei muito satisfeito em participar.
Ao término da etapa de avaliação foi sugerida a criação de projetos e ações, dentro de um Plano de Melhoria da eficácia escolar, os quais tenham como prioridade a “reestruturação do Projeto Curricular” e o “desenho e implementação de um sistema de avaliação de desempenho e de incentivos aos colaboradores”.