SIPEI é o Seminário Internacional de Educação e Espiritualidade Inaciana, que foi realizada em Manresa, Espanha, 3-7 novembro “com renovado vigor e zelo, Pedagogia e Espiritualidade Inaciana em diálogo transformador”.
Com a presença de 80 jesuítas e leigos nos 5 continentes. Durante os cinco dias de imersão participantes espirituais e educacionais poderia fortalecer os laços entre os países e renovando o espírito comum que contém a vocação de educadores em obras jesuítas.
Nas palavras do Padre José Alberto Mesa, SJ, Secretário de Educação da Companhia de Jesus, em Roma, este seminário foi uma oportunidade para “refrescar e renovar o diálogo entre essas duas dimensões importantes dos jesuítas e suas obras. É uma oportunidade para os jesuítas e leigos empenhados no apostolado educacional da Sociedade para aprofundar as raízes que alimentam a proposta educacional da última, ou seja, suas raízes espirituais que afundar a experiência de Santo Inácio de Loyola. “
Ele acrescentou que – “. A SIPEI é uma oportunidade para este retorno às fontes encher-nos com fidelidade criativa para responder à rápida evolução do nosso contexto mundial é uma oportunidade para nós ter um diálogo em que tanto aqueles que se dedicam ao apostolado da espiritualidade inaciana e apostolado dedicado à educação, ao diálogo no contexto da sua vocação comum como educadores no sentido mais amplo. “-
– “Em um verdadeiro diálogo estão todos dispostos a aprender e, certamente, os mais dedicados ao apostolado espiritual pode aprender em educadores de escolas representa uma rica tradição de educação inaciana e aprender da mesma forma como os educadores da escola aprender com aqueles” –
Os participantes da Conferência da esquerda latino-americana com um profundo sentimento de gratidão pela riqueza da diversidade: – “Ocorreu Especialmente o relacionamento entre as pessoas, relacionamento veio como uma reunião no sentido evangélico e comunhão no Espírito . “detalhado no resumo como conferência realizada.
Entre os desafios para os educadores do nosso continente, destaca a importância da implementação de novas estratégias para enfrentar os desafios educacionais de hoje, continuando os temas da SIPEI em vias redes FLACSI, olhar para os processos FLACSI luz do 4 “C” (consciente, competente, solidária e comprometida), a necessidade de formação de educadores e apoiá-los no processo, eles não só saber, mas também conhecer e chamou para não perder as fontes, especialmente EE.EE .
Experiência SIPEI
Para Sonia Magalhães, assessor de educação da Província do Brasil diz – “a experiência como um todo foi muito reconfortante, enfatizo os temas de fluxo de trabalho e propondo -.” A questão que me moveu foi a pessoa compassiva tanto pelo conteúdo como pela pessoa que o enviou. Eu acho que nos desafia fundo o trabalho educativo, o que fazemos nas escolas. Gostaria também de destacar a experiência do PPI tem acrescentado muito na minha visão de como você pode organizar as escolas da rede e promover uma mudança educacional planejada de acordo com as características de cada centro. “-
Pai Fabian Antunez, SJ da Província da Argentina e do Uruguai e Padre Guillermo Baranda da Província do Chile, a troca de experiências a partir da perspectiva do multiculturalismo, mas também enfatizando a “diversidade unidos por uma espiritualidade e pedagogia comum “.
Grandes Desafios
No final do seminário, são os principais desafios para as redes locais e nossa Federação. Alguns participantes resumidas como segue:
“Para o Brasil, o maior desafio é tomar posição sobre o tipo de trabalho que você quer fazer nas escolas. O nosso principal desafio é o resgate da identidade. Isso ainda está quebrando a cultura local de trabalho isolado e instanciar conjunta e integração entre as unidades e de plataformas, com outras presenças apostólicas “.
“Crescer na dimensão da Red, a partilha de experiências positivas e de mudança desafiador. Formar professores e trabalhar com equipes de gerenciamento de dimensão de liderança educacional. O desafio para a província está a partilhar a sua experiência no SIPEI, estimulando reflexão e aterrando-se no contexto particular “.
“O desafio de colocar o foco sobre os 4Cs em nossos respectivos FLACSI faculdades. O desafio de colocar o aluno no centro compreender seu contexto eo desafio da formação de professores em pedagogia e espiritualidade.”
“Os desafios para consolidar o trabalho de rede, para introduzir reformas educativas que estimulam o trabalho educacional, formação de professores (formação para a inovação), de continuar a partilhar experiências e incentivando-nos das realizações, para gerar a liderança em equipes de gestão para renovar a nossa instituições, para continuar a trabalhar no sentido de alunos e professores para integrar em suas práticas os quatro C :. competentes, conscientes, comprometidos e compassivo “
Desafios para a nossa Federação
“Para FLACSI, acho que teríamos de voltar a investir em programas de treinamento para os jesuítas e leigos liderança preparando-se para um outro tipo de presença nas escolas. Além disso, seria importante ter o Programa de Qualidade a partir do que foi discutido SIPEI. Nós temos que encontrar uma maneira de se conectar essas duas referências. “
“Um aspecto foi considerado networking. Neste sentido, o FLACSI como ponto de encontro, onde podemos construir diretrizes comuns, trocar experiências, professores e estudantes, pode se tornar um motorista de ralar muito para nossas escolas.”