FLACSI

Idioma:
Síguenos Facebook YouTube

Companhia de Jesus: Quem era Nossa Senhora da Estrada para o Santo Inácio?

Publicado el Martes 19 de Mayo, 2015

header“Santo Inácio chama em seu livro do Exercícios Espirituais à Virgem Maria como ‘Nossa Senhora’. Para ela sempre encomendou sua peregrinação a Jesus”

O 24 de maio é comemorado a Nossa Senhora da Estrada, padroeira da Companhia de Jesus e para quem Santo Inácio de Loyola e os outros fundadores da Companhia orou em Roma. Seu dia comemorativo ajuda lembrar a todos os jesuítas que são peregrinos que, como Santo Inácio, pedir-lhe que “mostra o caminho para o Deus.”

Aqui nós apresentamos o quão importante era a imagem de Nossa Senhora da Estrada para o Santo Inácio e toda a Companhia de Jesus, tomando o livro “Santos e Beatos da Companhia de Jesus”  do Pe. Jaime Correa, SJ.

vita058

Para ampliar, clique na imagem.

“Santo Inácio chama em seu livro do Exercícios Espirituais à Virgem Maria como “Nossa Senhora”. Para ela sempre encomendou sua peregrinação a Jesus. Sua oração constante era pedir-lhe “que colocou-se com seu Filho”. Ela sempre foi uma figura importante na sua relação com Deus.

A partir de sua convalescença e conversão no Loyola sentiu sua presença: “em uma noite acordado, eu vi claramente uma imagem de Nossa Senhora com o Santo Menino Jesus, cujo espaço notável vista recebi consolação muito excessivo” e afeto imediato foi “repugnante todas as minhas coisas de vidas passadas, especialmente coisas de carne e nunca tinha até mesmo o menor consentimento para isso. “

Em um caderno as palavras de Cristo o placar em tinta vermelha; às da Virgem, com o azul banheira.

basilica-di-santa-maria

Altar do Manjedoura da Basílica de Santa Maria Maggiore.

E ordenado, Santo Inácio disse que sua primeira missa no Natal 1531 na Altar do Manjedoura da Basílica di Santa Maria Maggiore.

Eleito Geral da nascente da Companhia de Jesus celebrou a missa no altar do Santíssimo Sacramento da Basílica de São Paulo Fora dos Muros frente de uma Imagem bizantino, em mosaico, da Virgem Maria. Frente essa imagem Santo Inácio e seus companheiros prometeram pobreza, castidade, obediência e especial obediência ao Santo Padre. Considera-se esse dia como o verdadeiro nascimento da Companhia de Jesus.

vita070

Para ampliar, clique na imagem.

Santo Inácio e seus companheiros viveu em Roma, perto do Igreja Santa Maria da Estrada, mais tarde o Papa Paulo III deu-a à Companhia de Jesus. Esta igreja, que estava na Plaza del Gesù, foi a primeira da Companhia.

Santo Inácio celebrou a Santa Missa todos os dias, no altar de Nossa Senhora da Estrada. E nesta casa Santo Inácio passou o resto de sua vida. De lá ele foi dirigir a Companhia de Jesus, escreveu suas cartas, escreveu as Constituições, recebeu visitas e morreu em 31 de julho de 1556. Seu corpo foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Estrada.

Igreja de Gesù, construída entre 1568 e 1584, mantida dentro a Capela de Nossa Senhora da Estrada.

chiesa_del_gesu_roma_madonna

Para ampliar, clique na imagem.

Depois da canonização de Santo Inácio, o 29 de julho de 1622, seus restos mortais foram levados para o altar da Igreja do Gesù, perto da Capela de Nossa Senhora da Estrada.

A imagem de Nossa Senhora da Estrada foi canonicamente coroado em 1638 e ocupa um lugar importante, com notável veneração dos fiéis. A Santa Sé concedeu a Companhia de Jesus em 1978 e sua própria massa ofício litúrgico para o dia 24 de maio “.

Fonte: Livro “Santos e Beatos da Companhia de Jesus:” Pe. Jaime Correa, SJ.