Xavier Aragay e María Jonquera Arnó, diretores da Fundação Jesuïtes Educació de Barcelona, que leva a cabo o projeto de inovação educativa “Horitzó 2020”, realizaram exposição na Argentina, Chile e Uruguai sobre os desafios e lições aprendidas na transformação das escolas.
“Transformando a Educação: Uma realidade em movimento” foi o título eo tema das apresentações, onde Xavier e Jonquera expuseram o modelo educativo implementado em oito escolas da Catalunha, com destaque para a abordagem de gestão de mudanças, com base em um diagnóstico que convida cada comunidade educativa para sonhar sua escola e fazer mudanças para realizar esses sonhos.
Conhece mais sobre o Projeto Horitzó 2020 aqui
Eles começaram a sua visita ao Uruguai, onde estiveram presentes no Colégio Seminario de Montevidéu que foi assistido por mais de 400 participantes.
Eles, em seguida, viajaram para a Argentina para se reunir com diretivos e professores dos colégios do país e com as pessoas envolvidas na educação nos vários campos. Estas duas reuniões foram realizadas no Colégio del Salvador, em Buenos Aires.
Eles terminaram sua jornada na Universidade Alberto Hurtado do Chile e na Rede Educacional Inaciana (REI) um seminário para os educadores da rede.
Em todas as suas visitas, após as apresentações, formaram-se grupos de trabalho e diálogo em torno à abordagem dos educadores jesuítas e a este novo modelo educacional onde o ensino de disciplinas e horários, exames, livros de textos e trabalhos em casa, desaparecem.
“Além das reformas que são necessárias e importantes, a educação muda quando a comunidade educativa tem poderes e sonhos de fazer a mudança. Ás comunidades educativas irá transmitir-lhes que a mudança é possível quando os protagonistas são eles“, diz Xavier Aragay.
Nós convidamos você a ver a apresentação feita na REI Chile que foi transmitido em direto para toda a comunidade latino-americana por nossa Federação: