informaciones

Educação e saúde: companheiros inseparáveis

headerInformação tomada de edujesuit.org

Às vezes é pouco esclarecedor responder a uma pergunta com outra pergunta; no entanto, esta vez, é conveniente fazê-lo e não precisam habilidades especiais para responder: as crianças ou os jovens podem ver reconhecido o seu direito à educação se não leva uma vida saudável? A boa saúde é influenciada pela educação?

A resposta é que é difícil aceder a um nível mínimo de saúde sem um conhecimento mínimo sobre o que se entende por saúde e como praticá-lo. Além disso, uma pessoa doente tem pouco acesso à educação.

1

A Organização Mundial da Saúde declarou repetidamente e com força sobre a estreita relação entre a educação ea saúde. Suas reivindicações são acompanhadas de indicadores múltiplos e serviram para reforçar os argumentos de outras agências das Nações Unidas:

  • A educação é uma ferramenta fundamental para quebrar o ciclo fatal da doença, a pobreza, a desigualdade ea exclusão.
  • Os problemas de saúde podem prejudicar o investimento em educação como algumas doenças mantém meninos e meninas fora da escola. Em outros casos, eles têm que interromper prematuramente a sua educação para cuidar de familiares doentes.
  • Algumas doenças parasitárias tropicais reduzir a absorção de nutrientes, afetando o desenvolvimento das funções mentais, e comprometer os resultados educacionais.
  • Educação e saúde se reforçam mutuamente, de modo que as pessoas possam desenvolver plenamente o seu potencial humano.
  • A educação das mães é a chave para a sobrevivência das crianças determinante.

2

Além disso, a educação é um dos principais determinantes da saúde, ou seja, condições socioeconômicas, culturais e ambientais em que as pessoas nascem, crescem e vivem, incluindo a educação, tanto formal é informal porque A educação é necessária para atingir um nível de bem-estar físico, individual e coletiva e, portanto, o desenvolvimento humano sustentável, neste caso, resultou no objectivo do desenvolvimento sustentável (ODS) No. 3 (garantir um estilo de vida saudável …) e No. 4 (garantir uma educação inclusiva …).

Na verdade, o ODS 4 visa assegurar uma educação inclusiva , equitativo e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas ao longo da vida. Por isso, é necessário considerar o ODS 3, garantir um estilo de vida saudável e promover o bem estar para todas as pessoas ao longo das suas vidas, ODS que eu ligações com o artigo 12 do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, que proclama que as pessoas devem alcançar “o gozo do mais alto nível possível de saúde”.

3

Educação e saúde são companheiros inseparáveis, como são inseparável a realização do direito à educação eo direito à saúde, sem prioridades enganosas entre os direitos humanos porque hoje já não há direitos humanos de primeira ou segunda geração e todos eles são civis, políticos, económicos, sociais ou culturais, devem ser respeitados, protegidos e garantidos pelos Estados.

A realidade, no entanto, apresenta casos em que nós esforçam para estabelecer certa “competição” no reconhecimento dos direitos humanos. Um grande erro que leva a consequências muito negativas, especialmente para as pessoas mais vulneráveis ​​que sabem, em muitos casos, eles têm direitos também desconhecido. Assim, um círculo mal que a educação pode e deve quebrar, a fim de educar e informar sobre os direitos humanos, a pedra angular da sociedade humana, estabelecendo não só porque a educação ea saúde são inseparáveis, estão também acesso inseparáveis alimentos, água e saneamento ou de acesso à moradia digna, para citar algumas direitos humanos.

Artigo de opinião

Autor: Maria Teresa de Febrer, membro da ONG espanhola Prosalus, que trabalha desde 1985 para a promoção da saúde em vários países da África e América Latina.