Em novembro de 2012, a Unidade Educativa San Luis Gonzaga de Quito, Equador, a Educação decidiu tomar o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SCGE) como modelo de gestão da qualidade. Este ano nós completamos o processo e têm realizado uma campanha para informar toda a comunidade escolar os avanços e desafios sob o tema “Todos fazemos a qualidade”.
Desde o Gonzaga diz de que “depois de mais de dois anos de trabalho na melhoria era apenas comunicar mais plenamente toda a comunidade educativa sobre o andamento do SCGE da FLACSI implementaram em nossa instituição.”
“Para este fim, em 19 de junho, apenas dois dias antes da festa da nossa padroeira, São Luís Gonzaga, a Unidade de Educação através do Desenvolvimento Institucional SCGE- -em encarregado de implementar a Exposição de Qualidade com o objectivo de divulgar os progressos alcançados nas quatro áreas de ação do sistema: Ensinando currículo, organização, estrutura e recursos, clima escolar e familiar e comunitária.
Estudantes de vários anos de primário e secundário, vários pais, educadores inacianos e alunos participaram visitando os estandes equipados para o efeito e, por sua vez apreciamos as apresentações dos clubes de cinema, música, coro, estudiantina, Tae Kwon Do e dança preparadas várias questões especiais.
–
Com o slogan “todos fazemos a qualidade”, a exposição, que durou cerca de quatro horas, convidou a todos a aderir a esta nova cultura de melhoria contínua que quer se estabelecer em nossa instituição.
Nas próximas semanas a nossa facilitador externo -do Colégio San Francisco Javier de Colômbia- e nosso profissional de apoio -da Universidad Alberto Hurtado do Chile- enviou o relatório de auto-avaliação irá quantificar essa melhora e propomos novas prioridades para o trabalho durante o período de 2015 -2017.
SCGE: o acadêmicos e a comunidade
Os equipes de auto-avaliação do currículo e pedagogia para a família e nível da comunidade mudanças exposta a instituição alcançado após a fase de melhoria, que começou em 2013.
Melhorias curriculares pedagógica âmbito focada no fim de um processo maior de planejamento curricular, a sistematização de visitas corteses e avaliação e incorporação das TIC professor no processo de ensino-aprendizagem.
Para atingir esse planejamento curricular foi desenvolvido MAFI (mapa para a formação integral de aprendizagem) que define a aprendizagem para cada subnível educacional e uma série de medições sobre os alunos para assegurar a sua realização.
Quanto às visitas corteses e avaliação de professores de 360 graus, que permitirá rever periodicamente as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, reforçar as suas deficiências, compartilhar aqueles que são reconhecidos como boa, melhor formação dos professores e tomar decisões rápidas em função para alcançar os resultados de aprendizagem dos alunos.
A família escopo e comunidade, no entanto, está relacionada com a efetiva participação das famílias no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos e da dinâmica que mantém a Unidade educacional com a comunidade (bairro onde se situa, paróquia, outro escolas, o REI-E ea província equatoriana da Companhia de Jesus).
“Enquanto um progresso significativo é reconhecido em ambas as áreas, diz Francisco Robalino, -Diretor de Desenvolvimento Institucional UE Gonzaga- , ainda há muito a trabalhar para essa mudança é mais evidente em sala de aula através de áreas acadêmicas Aluno Aconselhamento e Coordenação das Famílias, que terá que passar por uma transformação em sua operação para encontrar a excelência que procuramos. “
SCGE: a organização e ambiente escolar
Entre as explicações, bom ambiente e participação em iniciativas estudantis extracurriculares, os membros da equipe das áreas de auto-organização, estrutura e recursos e do clima escolar explicou toda a unidade educacional Eu trabalhei em projetos de melhoria de sua SCGE.
Em relação à primeira, organização, estrutura e recursos, as iniciativas levadas a cabo consistiu de uma sistematização completa de dinâmica escolar começando com a elaboração do Plano Estratégico 2013-2018 (oito objetivos estratégicos), design e implementação de programas institucionais (formação , um suporte abrangente, a atenção à diversidade dos alunos, a formação espiritual, crianças e grupos de jovens, a formação em ação social, projeto de vida do estudante de construção, valoriza a educação, o apoio da família, comunicação, atividades extracurriculares, ensino e manutenção) apoio e avaliação através de indicadores institucionais.
Isto, juntamente com o desenho de processos de gestão humana e da criação do Desenvolvimento Institucional tem ajudado a fortalecer a gestão dentro da escola.
Quanto ao clima da escola, enquanto Gonzaga não fazer um projeto de melhoria nesse sentido, fez uma série de medições e melhorado documentação que suporta. Isto permitiu-lhe para localizar algumas pequenas fraquezas que devem ser trabalhadas no próximo ano lectivo.
Fonte: Comunicações Unidade Educativa San Luis Gonzaga