O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SCGE) continua o seu trabalho intensivo nos colégios membros da nossa Federação. Aqui estão algumas novidades da sua implementação:
Segunda Auto-avaliação
Três dos centros que faziam parte da Etapa Piloto, Unidade Educativa San Luis Gonzaga de Quito (Equador), a Unidade Educativa Javier de Guayaquil (Equador) e o Colégio Cristo Rey de Asunción (Paraguai) aplicaram novamente na Guia de Auto-avaliação, tendo desenvolvido seus planos de melhoria entre 2013 e 2015.
Os resultados deste segunda auto-avaliação e sua comparação com o primeiro constitui uma oportunidade de melhoria para cada centro, como parte de um ciclo contínuo de qualidade educativa.
–
Ele desafia os centros de propor e formular novos planos, projetos e atividades que ajudam a sustentar e promover melhorias na aprendizagem promovendo a formação integral de cada aluno. Em cada caso, as áreas de melhoria identificadas para continuar a esquerda.
Desde a Direção do SCGE destacamos o valor do trabalho realizado nos três colégios um marco no caminho de melhorias que SCGE posou ao reconhecer o progresso e definir novos desafios. Ao mesmo tempo, o compromisso dos coordenadores internos com o apoio de facilitadores e os profissionais que acompanham o processo, bem como as suas Equipes Diretivos e o agudo esforço de cada uma das comissões de auto-avaliação e das Equipes de Melhoria, foram constantes na motivação de cada comunidade educativa no processo.
Visita de acompanhamento de Mora Podestá a o Colégio Catarinense de Florianopolis
O Colégio Catarinense de Florianópolis encontra se no primeiro ano da etapa de melhoria SCGE depois que começou a auto-avaliação no 2014.
–
O passado 19 e 20 de novembro, no Colégio Catarinense foi realizada um encontro de trabalho e acompanhamento à implementação de seu plano de melhoria. Sob a coordenação de sua Diretora Acadêmica, a Prof. Jane Lucia Pedro, e o acompanhamento de Mora Podestá, Profissional de Apoio da FLACSI, foram revistos e analisados os três áreas de melhoria que prioriza o colégio: Pedagógico Curricular, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e, Recepção e relações internas (comunicação). No bom trabalho, reflexões foram partilhadas sobre a aplicação dos SCGE, entre os quais afirmam que “o sistema ajudou a ligação da zona de escola administrativa e pedagógica”, “todos os funcionários sabem o que está acontecendo”, “são consultados e envolvidos, e vai ver que as opiniões sejam tidas em conta e isso motivado e comprometido com a comunidade educativa”. O Colégio avança a sua proposta de melhoria de 2016.
Fonte: Direção Sistema de Qualidade na Gestão Escolar