Compartilhamos com você este artigo elaborado por Paulo Henrique Cavalcanti, Coordenador de Formação Cristã do Colégio Loyola de Belo Horizonte (Brasil), apresentado no Centro Virtual de Pedagogia Inaciana.
Na primeira parte, é contextualizado o Colégio Loyola e sua busca pelo serviço da fé e se apresenta os pressupostos que direcionam o seu modo de exercer esse serviço, considerando a compreensão de currículo que contempla a formação multidimensional da pessoa. Por fim, se apresenta, em forma de relato, três experiências que materializam o seu modo de conceber, viver e ofertar o serviço da fé: Cultura de Paz e Projeto Curricular, Posicionamento frente ao Bullying: Visão e práticas assumidas pela escola, O Cuidado da Casa Comum e Amizade Social.
Com essa partilha, desejamos aproximar nosso colégio de outros colégios que integram a FLACSI e suas respectivas equipes. Peçamos ao Senhor que nos inspire sempre mais a inovarmos em modos criativos e ousados de oferecer o serviço da fé, ancorados na tradição espiritual e pedagogia inacianas. No Colégio Loyola, a dimensão espiritual-religiosa não se restringe a vivências litúrgicas, ou de preparação sacramentais. Nossa intenção formativa, como é próprio da tradição espiritual e pedagógica jesuítica, é formar pessoas humanizadas, conscientes, competentes, compassivas, comprometidas e criativas. Desse modo, ao apresentarmos três experiências formativas, mostramos formas diversificadas em que materializamos nossa vivência no serviço da fé.
Fuente: Centro Virtual de Pedagogía Ignaciana