Em 2021, o Colégio Catarinense de Florianópolis (Brasil) retomou a 2ª Etapa de Melhoria do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). Na retomada, foi necessário revisitar o caminho já percorrido, considerando os avanços, as conquistas e as adversidades presentes no contexto, com o objetivo de atualizar o desenho dos projetos de melhoria.
O primeiro ano de melhoria aconteceu em 2019, quando os esforços foram direcionados para a implementação de três projetos, todos voltados para as melhorias necessárias à qualificação da formação integral dos alunos:
1. Redesenho e Implementação do Projeto Curricular;
2. Fortalecimento do Processo de Acompanhamento Docente;
3. Linha de Base Socioemocional e Espiritual-religiosa.
Após um recesso forçoso em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, o segundo ano de melhoriafoi retomado no segundo semestre de 2021, com ênfase nos estudos sobre o novo contexto e na análise do relatório de autoavaliação, realizada em 2018.
Após o período de retomada, a Direção optou por dar continuidade ao projeto de Redesenho e Implementação do Projeto Curricular. O Redesenho incluiu objetivos relativos à construção do Mapa das Aprendizagens, à reformulação de espaços pedagógicos e à política de inclusão.
Vale destacar que toda a comunidade do Colégio está envolvida no processo e empenha esforços no sentido de qualificar a aprendizagem integral dos estudantes, considerando fundamentais o protagonismo do professor e do aluno, bem como o foco da gestão educacional na perspectiva da eficácia e da busca de uma educação de qualidade.
Em meio às adversidades e aos desafios enfrentados nesse período, o Colégio consolida avanços muito relacionados ao criterioso desenho dos projetos, que tem assegurado o caminho a ser percorrido para o alcance dos objetivos propostos.
Assim, o Colégio Catarinense segue esperançoso e confiante no comprometimento de todos os envolvidos, pois acredita que a união da sua comunidade educativa faz com que todos sejam mais e melhores na promoção do desenvolvimento integral dos alunos, tendo como horizonte a missão educativa da Companhia de Jesus.
Elaborado por Andréia Marquez (Coordinadora interna Catarinense) e Isabel Tremarin (Profesional de apoyo SCGE)