Durante os dias 6 a 8 de outubro, a Escola Santo Afonso Rodriguez de Teresina (Brasil) realizou sua I Jornada do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE) da FLACSI. A jornada contou com a presença do profissional de apoio Gustavo Cuadra (Chile) e da facilitadora externa Deborah Helany Castro, assessora pedagógica do Colégio Diocesano. Durante a realização do evento foram apresentados os fundamentos, etapas e métodos do SQGE, como forma de envolver e informar toda a comunidade educativa sobre o Sistema para participarem de forma efetiva como instância das vivências que o Sistema nos proporcionará.
Sob a orientação de Gustavo Cuadra, foram divididas quatro equipes de autoavaliação de acordo com os âmbitos presentes na guia de autoavaliação da SQGE: pedagógico - curricular; organização, estrutura e recursos; clima escolar e família e comunidade. Os coordenadores das equipes de autoavaliação serão responsáveis por guiar os demais colaboradores no planejamento e avaliação do sistema de ensino da Escola Santo Afonso Rodriguez. A escola está pela primeira vez aderindo ao sistema e vê como um grande desafio que veio para somar na melhoria do ensino.
“Conhecer e vivenciar o sistema é de grande valia, pois nos avaliaremos enquanto escola para vermos como estamos e percebermos onde e como melhorar na formação integral de nossos alunos. É uma alegria que também nos traz medo, por ser um sistema sério que só funciona com a participação de todos.” ressalta Cleidimar Costa, Coordenadora da Equipe foco e Coordenadora da equipe de autoavaliação no âmbito pedagógico - curricular.
A adesão ao Sistema de Qualidade da Gestão Escolar está sendo uma oportunidade de refletir sobre a prática da escola.
“A 1ª Jornada do SQGE nos proporcionou momentos intensos de autoavaliação, porém essenciais para pensarmos os nossos projetos de melhoria. Definir tempos, recursos e estratégias, para que toda a comunidade educativa se sinta implicada e corresponsável com os caminhos da Escola Santo Afonso Rodriguez – ESAR foi o momento mais importante neste início de implantação do SQGE em nossa escola.” ressalta Rosemere Impéres, Diretora Geral da escola.
No último dia da Jornada, o encontro foi realizado de maneira comunitária, com a participação de pais e alunos. O momento foi essencial para que a comunidade se tornasse parte do processo de avaliação educacional da escola, participando ativamente e aprendendo sobre os conceitos de qualidade apresentados pelo SQGE.
Concluída a Jornada de Implementação ficamos com a missão de elaborar o nosso próprio conceito de qualidade educacional, trazendo os elementos que nos identificam enquanto ESAR, para poder, desta maneira fazer com que os projetos tenham a nossa identidade e dialoguem fortemente com a nossa missão neste espaço da cidade de Teresina.
“A partir de toda experiência vivenciada pelos diversos atores nestes dias de jornada vamos juntos e de maneira voluntário construir o nosso conceito de qualidade e fazer com que esta missão tenha cada vez mais o nosso rosto e posso gerar frutos ainda mais significativos na vida dos nossos educandos, que são a razão de existir da nossa escola”, ressaltou Jesus Silva, Coordenador de Pastoral e coordenador Interno do SQGE para a ESAR.